Noticias

Exposição “33 Poças!” - Luís Mendonça

Exposição “33 Poças!” - Luís Mendonça

2017-02-07
Termina hoje a exposição de arte alusiva ao Vinho do Porto “33 Poças!” patente no IVDP durante 3 semanas. 

As esculturas-viagem pelo universo do Vinho do Porto de Luís Mendonça resultam de um trabalho de design em torno da Poças Júnior.
As 33 esculturas expostas, requerem tempo, valorizam, fomentam uma relação com o público e remetem para a sofisticação. Incluem o respeito pelo património material e simbólico que envolve o Vinho do Porto, mas acrescentam, somam perspetivas, criam e expressam caminhos emotivos, sugerem transformações no hábito social da bebida, novos contextos, lugares e momentos de fruição. Informam e divertem.
Na companhia de textos de Emílio Remelhe, as garrafas-escultura ampliam a carga semântica, o poder simbólico e o forte valor histórico, social, económico e cultural deste ícone nacional.

Para Manuel Novaes Cabral, “o mundo do vinho precisa muito de estímulos para a reflexão, para encontrar novos caminhos que lhe permitam chegar a novos públicos. Para esse efeito, o Luís Mendonça, aliás, o Gémeo Luís, dá-nos um precioso contributo com a produção desta série de garrafas, sempre prontas a ser servidas”.

O livro lançado no âmbito da exposição “33 Poças!” encontra-se disponível no IVDP e no nosso centro de visitas em Gaia.