Noticias

Poças lança o primeiro tinto de topo da consultoria com Hubert de Boüard

Poças lança o primeiro tinto de topo da consultoria com Hubert de Boüard

2016-12-14
O trabalho conjunto para os vinhos DOC Douro topo de gama da Poças iniciou em 2014, apresentando-se agora o primeiro vinho desta consultoria, o Poças Reserva tinto 2014.

De concentração e estrutura típica do Douro e a subtileza francesa, na linha dos topos de gama de perfil mais elegante, com capacidade de guarda e boa expressividade, este primeiro vinho da consultoria com Hubert de Boüard faz parte do conjunto de tintos da Poças agora lançados, entre os quais o Coroa D’ Ouro e o Vale de Cavalos de 2014.
 
Não há uma revolução na nova edição que agora chega ao mercado, trata-se antes de procurar uma visão mais alargada de fazer vinho e encontrar os pormenores que desenham a diferença.

Veja a reportagem aqui.
Poças Colheita 1997 - 94pts

Poças Colheita 1997 - 94pts

2016-11-25
Entre as novidades mais excitantes da revista norte-americana Wine Spectator, está o Poças Colheita 1996, 1997 e Poças 10 Years Old Tawny.
James Molesworth, editor Senior, classifica estes Portos com 92, 94 e 90 respetivamente (ler artigo completo).

Também recentemente, Kim Marcus pontuou com 92 pontos o último Poças Colheita lançado para o mercado, o Colheita 2001 (ler nota de prova).
 
Enoturismo em Gaia

Enoturismo em Gaia

2016-08-30
Recentemente aberto ao público, o centro de visitas da Poças tem despertado a curiosidade da imprensa nacional. Quem por aqui passa não fica indiferente. 
A atmosfera familiar, o cheiro a vinho, as rotinas de uma cave viva, a tanoaria em funcionamento, são alguns dos pontos referidos pela Revista de Vinhos de Agosto, que fazem deste espaço único (ler aqui artigo completo).
 
Uma vez na sala de provas, os visitantes poderão saborear vinhos do Porto e Douro num ambiente descontraído, com apontamentos de decoração ligados à história da família, em sintonia com peças do designer Luís Mendonça alusivas a metáforas em torno do vinho. 
 
Segundo a revista Evasões "já era tempo de a casa centenária, fundada em 1918, abrir as suas portas ao mundo" (ler aqui artigo completo).
Novas Colheitas

Novas Colheitas

2016-07-15
O restaurante De Castro, na Praça das Flores em Lisboa, foi o local escolhido para o lançamento dos três novos vinhos da Poças: as colheitas de 2015 do Coroa D’Ouro branco e Poças Reserva branco, bem como o Poças Colheita 2001.

Como refere o enólogo Jorge Pintão o ano permitiu "obter mostos muito equilibrados, em virtude do Verão ameno, a maturação foi mais completa do que em 2014" e por isso estes brancos apresentam-se frutados e frescos. A qualidade destes vinhos valeu-lhes a distinção de "Boa compra 2016" na Revista de Vinhos de Agosto.

O Colheita 2001, do qual se engarrafaram os primeiros 10.000 litros, veio dar continuidade à tradição de produção de Tawnies de qualidade superior "muito elegante na boca, com nozes e amêndoas torradas, nota de mel".
Ler artigo completo aqui.
Novo centro de visitas

Novo centro de visitas

2016-06-10
No dia 10 de Junho, Dia de Portugal, abrimos portas ao público.
Venha conhecer uma empresa familiar e independente, gerida pela família Poças desde a sua fundação, em 1918. Sinta o cheiro inesquecível de uma cave de Vinho do Porto enquanto aprende todos os detalhes sobre onde se produz, o que o distingue e como se prova este vinho único no Mundo.
Prove os Porto Tawny velhos que construíram a reputação da Poças Júnior, conheça novas formas de beber Vinho do Porto e delicie-se com as novidades nos vinhos DOC Douro, que revolucionaram a região.
Visite-nos de Segunda a Domingo. Mais informações aqui.
Vinhos Poças com “grande consistência de qualidade”

Vinhos Poças com “grande consistência de qualidade”

2016-03-16
O Vale de Cavalos tinto 2013 está em destaque na edição de março da Revista de Vinhos. Este vinho é uma das quatro referências DOC Douro da Poças, “empresa que tem mostrado uma fantástica consistência de qualidade”, pode ler-se no artigo "Há 25 anos a fazer Douro".

Enquadra a publicação, a Poças Júnior seguiu os ventos que começaram a soprar no Douro no ínicio dos anos 1990 e passou também a incluir vinhos não fortificados no seu portefólio, tradicionalmente de Vinhos do Porto. Atualmente, a Poças possui já quatro referências DOC Douro, brancos e tintos, que têm tido uma grande aceitação nos mercados externos e já estão presentes em 15 países, com destaque especial para o Canadá. 
 
Sobre o Vale de Cavalos tinto 2013, refere a nota de prova assinada por João Paulo Martins,  está “muito bem na cor, viva e com concentração”, aroma “com grande pureza de fruta vermelha”,  o que o torna “muito atrativo”. Na boca, “sente-se um tinto cheio mas não pesado, com  volume e frescura”, capaz de dar “muito prazer à mesa”. 
Poças distinguida com Prémio Exportação

Poças distinguida com Prémio Exportação

2016-02-18
A Poças Júnior é uma das 14 empresas portuguesas distinguidas nos Prémios Exportação e Internacionalização.
A empresa recebeu a menção honrosa, na categoria Sector Estratégico, durante uma cerimónia que decorreu a 16 de fevereiro, numa iniciativa conjunta do Novo Banco e do Jornal de Negócios. Presente na cerimónia, Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, elogiou empresários e empresas portuguesas, destacando o crescimento nas exportações nos últimos 10 anos, como pode ler-se no artigo publicado referente à iniciativa. Ler artigo completo aqui.
Colheita de gerações

Colheita de gerações

2016-02-14

A edição de fevereiro da Revista Wine publica uma reportagem sobre a tradição da Poças na produção de Vinho do Porto Colheita. O artigo partiu de uma prova vertical com o jornalista especializado em vinhos, Rui Falcão, nas instalações da Poças em Vila Nova de Gaia. Oito edições em prova, de 1964 a 2000, com pontuações entre 18,5 e 17 pontos, a comprovar a existência “de maravilhas” debaixo dos tectos dos armazéns da Poças. 

A reportagem aborda igualmente práticas, tendências e dificuldades no setor do Vinho do Porto, nomeadamente ao nível da gama superior dos Colheita, estilo de fazer vinho do Porto ao qual a Poças Júnior se dedica desde longa data e no qual se especializou. Escreve o jornalista: “Faz-se um Porto Colheita a pensar nos filhos e netos, usufruindo dos vinhos que os pais e avós deixaram”. A Poças  Júnior é herdeira de um legado e com ele se mantém comprometida.  Só assim pode manter “a excelência” que lhe atribui o crítico e continuar a fazer “vinhos que nos fazem sonhar”. Toda a reportagem aqui.

Coroa d’Ouro entre os 53 vinhos para 2016

Coroa d’Ouro entre os 53 vinhos para 2016

2016-01-21
O ano 2016 começa com uma sugestão d’ouro pela revista Visão: 53 vinhos para 2016, entre eles o Coroa d’Ouro tinto da Poças. Recomenda o crítico gastronómico da publicação, Manuel Gonçalves da Silva, depois das festas de Natal e Ano Novo é tempo de repor a garrafeira, seja ela do tamanho de um armário ou bem mais generosa.

Uma seleção para as ocasiões especiais de 2016, mas também para o dia a dia, com proposta de vinhos acessíveis, de dois a 10 euros, vinhos bem feitos, com excelente relação entre a qualidade e o preço, dignos de qualquer mesa. A provar, enfim, a apreciação geral do crítico, logo a abrir: “a tarefa [de escolha dos 53 vinhos para 2016 está facilitada], porque, hoje, a oferta de vinhos portugueses de qualidade é extraordinária, não só nos de topo, mas também nas gamas média e de entrada”.
Tintos da Poças entre as escolhas da Wine Spectator

Tintos da Poças entre as escolhas da Wine Spectator

2016-01-13
A mais recente avaliação de Kim Marcus, especialista em vinhos portugueses da prestigiada revista norte-americana Wine Spectator, incluem dois vinhos da Poças entre uma seleção dos “13 tintos portugueses com melhor preço”. A par dos mais pontuados da prova, está o Vale de Cavalos tinto 2013 (90 pontos), vinho que obteve igualmente destaque na última edição do  guia de compras da Wine Enthusiast (90 pontos). O Coroa d’Ouro tinto 2013 (87 pontos) é o segundo vinho da Poças selecionado para a “short list” dos vinhos portugueses escolhidos por Kim Marcus para esta edição de janeiro da Wine Spectator – este tinto entrada de gama da Poças mereceu também relevância no guia 2016 da Wine Enthusiast (88 pontos).
 
A seleção do jornalista inclui “alguns valores notáveis de produtores de topo” e constitui uma “ótima introdução” aos vinhos do Douro, uma região vínica “fascinante” que “sofreu uma revolução de qualidade” nas última décadas, refere o próprio no artigo da Wine Spectator(ler artigo).